quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sinais e Sintomas

Os sintomas da Encefalopatia Espongiforme Bovina passam por desordens neurológicas e sinais inespecíficos. (3)

Temos como sinais clínicos clássicos a excitação, hiperestesia à luz/ruído, tristeza, cegueira, apreensão, nervosismo, medo, agressividade, actividades repetitivas, ataxia [1], tremores, quedas, decúbito [2], paralisias e alterações do posicionamento da cabeça. (3) Estas alterações não são específicas, daí que não sejam o melhor método de diagnóstico. Além disso, muitas alterações comportamentais aqui evidentes são inerentes a alguns animais domésticos que as adoptam como suas, não tendo estes necessariamente BSE.

Outros destes sinais e sintomas são também comuns a outras doenças, fazendo com que os veterinários confundam algumas enfermidades com a BSE e levando a que muitos animais sejam considerados portadores da BSE quando na verdade possuem uma outra doença com sinais e sintomas semelhantes. Por exemplo, em 2009, na União Europeia, de 843 bovinos suspeitos apenas 2 tinham realmente BSE.

Alguns países implementaram os seus próprios critérios, de modo a poderem definir se o animal é ou não suspeito de BSE. Como estes critérios são diferentes, um animal que seja considerado suspeito num país pode não o ser noutro. Esta falta de consenso demonstra a falta de uma definição clara e como os sinais/sintomas podem ser extremamente variáveis.

Ainda há também o risco de ao longo da epidemia os sinais e sintomas clínicos terem-se alterado e muitos animais terem um maior período de incubação e permanecerem assintomáticos.

A vigilância passiva com recursos aos sintomas e sinais clínicos não é a melhor forma do controlo e análise da BSE e de definir o que é um animal suspeito.





[1]Falta de coordenação de movimentos.
[2] Estar deitado.

0 comentários:

Enviar um comentário