domingo, 6 de maio de 2012

Introdução


A bovine spongiform encephalopathy (BSE), ou encefalopatia espongiforme bovina, faz parte de um grupo de doenças raras, neurodegenerativas e irremediavelmente letais – as encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET). Esta doença, que afecta o sistema nervoso central dos bovinos, é vulgarmente denominada “Doença das Vacas Loucas” e foi detectada pela primeira vez no Reino Unido em 1986, tendo-se disseminado por vários continentes. Embora as primeiras medidas de controlo tenham sido implementadas em 1988, também no Reino Unido, os vários países vítimas desta pandemia, que atingiu o seu pico de incidência em meados dos anos 90, viriam também a estipular e adoptar as suas próprias. Apesar de existirem muitas teorias relativamente ao desenvolvimento e propagação desta doença, ainda nenhuma foi efectivamente comprovada, pelo que os estudos existentes se baseiam naquela que é a mais aceite pela comunidade científica na actualidade. Acredita-se, portanto, que a BSE, bem como as outras EET, é causada pela alteração conformacional de priões, mais concretamente da PrPc[1]. Embora ainda surjam casos pontuais de BSE, a propagação doença encontra-se hoje controlada.

Este trabalho foi desenvolvido por alunos do 1º ano [2] do mestrado integrado em Medicina Dentária da FMDUP [3], no âmbito das disciplinas de Biologia Celular e Molecular II, Bioquímica II e Epidemiologia e Bioestatística II. Com ele pretende-se analisar os aspectos fundamentais da BSE, que incluem os meios de propagação, os sinais e sintomas, possíveis tratamentos, incidência da doença a nível mundial, etc., tendo-se realizado, para tal, um levantamento da informação disponível em bases de dados fidedignas, de entre as quais a PubMed, a EBSCO e o RCAAP[4].



[1] Cellular prion protein.
[2] Catarina Silva Cardoso Lento de Oliveira, Patrícia Rafaela Pereira Rodrigues, Ricardo Manuel da Costa Rodrigues e Rui André Mendes Ribeiro.
[3] Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
[4] Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

0 comentários:

Enviar um comentário