quinta-feira, 3 de maio de 2012

BSE em Portugal

Tendo em conta que o risco de infecção por BSE é acentuado antes dos 12 meses de idade (alguns autores até consideram ser antes dos 6 meses) e que o período de incubação anda em torno dos 5 anos, podemos considerar que a distribuição etária dos animais positivos num país depende fundamentalmente de dois factores: o número de factores de risco nesse país e a data da aplicação de medidas de controlo, bem como a sua efectividade. (3)
Em Portugal, a idade média dos animais positivos aumentou até 2007, tendo depois permanecido estável.

A idade média dos casos positivos foi calculada como sendo de 104 meses (entre 8 e 9 anos), tendo como valor 28 meses e máximo 233. O desvio-padrão foi de 33 meses.

Tabela 5 - Médias Etárias dos Animais Positivos












A partir dos dados obtidos no estudo, é possível fazer um gráfico de distribuição dos animais positivos por ano de nascimento, estando estes descritos no gráfico da ilustração 7, em que N = 435 bovinos.

Ilustração 10 - Distribuição dos Animais Positivos (2002-2009) por ano de nascimento.



Pode-se observar que o ano de nascimento com mais casos confirmados foi 1997 (18% dos casos – n = 78 bovinos).

É de ter em conta que a proibição de alimentar ruminantes com FCO foi implementada na data de 1994, no entanto, podemos ver que 60% dos animais foram infectados após 2005. Isto acontece devido às contaminações cruzadas entre alimentos, como se abordou no estudo da BSE na Europa. Também se crê que em Portugal existisse uma utilização fraudulenta/ilegal dessas farinhas, apesar da lei o proibir.

Em 1999 foi implementada Feed Ban total, pelo que é difícil explicar o porquê de ainda ter havido incidência da doença em bovinos nascidos entre 1999 e 2002, ainda que esta apresentasse valores mais baixos que nos períodos que antecederam o ano de 1999. Estes casos são chamados de BAB e não são um fenómeno exclusivo de Portugal, sendo também comuns na Europa, apesar de não terem sido referidos no estudo europeu analisado anteriormente. A verdade é que continuam a ser detectados casos de bovinos nascidos após 2001 (ano médio de implementação da Feed Ban total na Europa). Apesar de ainda não terem sido comprovadas, existem hipóteses que assumem que possa talvez existir uma contaminação ambiental e/ou alimentar (no caso dos alimentos importados ou matérias-primas contaminadas).


  • Os Focos de BSE

Foram notificados, desde 2002, 435 focos de BSE em várias zonas do país em 417 explorações. Em 53,6% (233 focos), o local de nascimento coincide com o local de detecção do caso de BSE, ou seja, o animal permaneceu toda a sua vida naquela exploração de gado. Nas restantes, os animais tinham sido transferidos para outra exploração, importados do estrangeiro ou simplesmente não existia informação sobre a exploração de origem (o que acontece sobretudo nos animais mais antigos).


Dos 435 focos notificados, 6 foram animais provenientes de outros países da U.E e os restantes nasceram em Portugal. O estudo feito mostrou que a larga maioria dos focos (cerca de 85,6%) pertencia ao Norte (58,2%) e Centro (27,4%). Na região Norte, o Entre-Douro e Minho apresentam 212 focos. Trás-os-Montes apresenta 41. (3)


                                      Ilustração 11 - Distribuição geográfica dos focos de BSE



0 comentários:

Enviar um comentário